Encontre Seu Imóvel

Blog

 

Investir no mercado imobiliário é uma alternativa altamente vantajoso, pois esse é um setor que lida muito bem mesmo em momento de crise. No entanto, como existem diversas opções diferentes, muitas pessoas ficam em dúvida sobre adquirir uma casa ou apartamento.

O fato é que as duas escolhas possuem diversas vantagens interessantes, mas também têm algumas desvantagens que podem ser significativas para alguns perfis de compradores. Se você está vivendo esse dilema, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

Vantagens de morar em casa

Mais privacidade

Um dos fatores que mais pesa na decisão entre casa ou apartamento é a privacidade. Muitas pessoas não abrem mão de viver em uma propriedade com um mínimo de isolamento, sem ter que dividir paredes diretamente com outros moradores.

Os prédios modernos, como sabemos, costumam ter divisórias bem discretas e não impedem facilmente o vazamento de sons. E, para quem não gosta de ser incomodado, isso pode ser altamente desagradável.

Espaços amplos

Outra grande vantagem de morar em uma casa é que, em linhas gerais, os espaços costumam ser mais amplos e generosos. Os projetos dos apartamentos costumam ser mais práticos, mas isso também implica em plantas mais enxutas e metragem mais discreta.

Contar com um quintal, por exemplo, pode ser indispensável para quem não abre mão de criar animais, especialmente de grande porte, como algumas raças de cachorros. O mesmo vale para quem gosta de plantas, flores ou deseja ter uma horta.

Desvantagens de morar em casa

Custos de manutenção

Os custos de manutenção de quem mora em uma casa, invariavelmente, acabam sendo mais elevados. Afinal, você é o único dono da propriedade e não pode dividir os gastos com a conservação das áreas comuns com os outros moradores, por exemplo.

Em termos de segurança, ocorre a mesma situação. Se você desejar instalar câmeras de monitoramento ou alarmes, as despesas serão exclusivamente suas. E isso pode se fazer necessário, pois ao contrário dos prédios, você não contará com porteiros ou vigilantes.

Vantagens de morar em apartamento

Maior praticidade

Um apartamento acaba sendo mais prático do que uma casa por diversas razões diferentes. A começar pelos projetos, que costumam ser mais enxutos, contemplando mais a funcionalidade e a dinâmica do estilo de vida moderno.

Todos os ambientes são feitos de forma que deem o mínimo de trabalho. Isso é perfeito para jovens casais, pessoas que desejam investir mais energia na sua vida profissional ou simplesmente quem não deseja perder muito tempo com limpeza ou manutenção.

Segurança

A segurança é outro dos fatores que mais pesa na decisão entre casa ou apartamento. Os prédios e edifícios possuem esquemas muito mais rígidos e bem-feitos, pois os gastos são divididos entre todos os moradores.

Com isso, existem uma rede de funcionários treinados para enfrentar situações adversas e controle de entrada na portaria, geralmente 24 horas por dia. Áreas comuns contam com câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos.

Desvantagens de morar em apartamento

Adequação a regras

Quem não lida muito bem com regras e normas pode ter sérios problemas para morar em um apartamento. Esse tipo de local tem códigos bem estabelecidos, decididos em conjunto pela maioria nas famosas assembleias de condomínio.

Em caso de discordâncias, por exemplo, não há muito o que fazer. Existem diversas penalizações e multas que podem ser aplicadas, além da possibilidade da criação de algum tipo de constrangimento com os vizinhos.

E agora, preparado para escolher entre casa ou apartamento? Conte para nós nos comentários!

Comente aqui
O seu endereço de email não será exibido no comentário
Campos obrigatórios são marcados com *
Ainda Restam Caracteres.
Atendimento
(32) 3532-8664 E-mail: gsconstrutora@gsconstrutorauba.com.br


Rua 22 de Maio, 17 - Sl. 803 - Ed. Central
Centro - Ubá - MG - 36500-000
Social
Curta nossa Fanpage