Encontre Seu Imóvel

Blog

A GS Construtora está, desde 2001, lançando empreendimentos de qualidade no mercado, mas esse sucesso não seria possível sem o empenho de profissionais dedicados. Hoje vamos falar sobre medidas de segurança na obra.

O assunto é importante para pedreiros e construtores, que precisam seguir normas e protocolos para manter a segurança no trabalho, mas também ajuda visitantes que passam pelo canteiro de obras. Já falamos sobre a segurança em condomínios, então é a vez das construções!

Segurança para a saúde

O canteiro de obras é um lugar muito perigoso para a saúde. Estamos falando de um ambiente extremamente propício para o desenvolvimento de doenças, principalmente pulmonares.

Existem normas próprias para assegurar a saúde de quem frequenta a construção. Produtos como cimento, cal e argamassas contêm inúmeros componentes químicos poluidores e tóxicos que podem causar irritações, alergias e até queimaduras.

As medidas de segurança na obra que evitam esse tipo de contaminação incluem usar EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Os principais equipamentos são luvas, botas, capacetes, óculos de proteção, máscaras e protetores de ouvidos.

Estar atento ao contato com os produtos também faz a diferença. A região afetada deve ser lavada em água corrente imediatamente para diminuir os riscos de lesões.

Proteção contra acidentes

As medidas de segurança são importantes não só para evitar danos à saúde, mas também para diminuir os riscos de incidentes. Os canteiros de obras são cenários muito propícios para acidentes de trabalho, principalmente porque se utiliza muitos equipamentos perigosos, como brocas e furadeiras.

O trabalhador da construção civil já está acostumado com esse contexto e sabe como se proteger. Mesmo os novatos devem estar familiarizados com as normas de segurança.

No entanto, visitantes podem se descuidar. É muito importante se atentar às instruções repassadas pelo guia. Alguns EPIs são emprestados a quem está de passagem, como capacetes e óculos de proteção.

Cultura de segurança

Entre os funcionários, é comum que nem todos sigam as normas. Como alguns equipamentos são desconfortáveis, sempre há alguém abrindo mão da segurança, o que é um grande erro. Afinal, vale mais o conforto momentâneo ou a saúde, que pode ser afetada para sempre?

É necessário que as construtoras realizem treinamentos e palestras frequentemente para conscientizar sobre a importância dos EPIs como medidas de segurança indispensáveis.

Além disso, determinadas obras podem solicitar proteções especiais. Tudo deve ser indicado explicitamente aos trabalhadores.

A construtora precisa criar uma cultura interna forte para influenciar a proteção, começando pelo exemplo dado pelos superiores. Eles devem ser os primeiros a usarem os equipamentos.

As medidas de segurança estão em todos os lugares. Cada área e ambiente possui as suas normas, mas a construção civil é uma das que mais precisam de atenção.

É por isso, entre outras coisas, que a GS conta com as certificações ISO 9001, ABNT e PBQB. É qualidade garantida para o seu lar.

Comente aqui
O seu endereço de email não será exibido no comentário
Campos obrigatórios são marcados com *
Ainda Restam Caracteres.
Atendimento
(32) 3532-8664 E-mail: gsconstrutora@gsconstrutorauba.com.br


Rua 22 de Maio, 17 - Sl. 803 - Ed. Central
Centro - Ubá - MG - 36500-000
Social
Curta nossa Fanpage