Encontre Seu Imóvel

Blog

As matérias primas a serem utilizadas no Green Building são as peças chaves para esse novo estio sustentável de construção civil.  Alguns dos materiais que já aparecem em certas construções e tendem a estar presentes em uma proporção cada vez maior são os seguintes:

 

• Argila natural: o reboco das paredes pode ser feito com este tipo de argila ao invés de ter que recorrer ao gesso, por exemplo. Quando trabalhado da maneira correta, traz uma aparência muito bonita ao interior.

 

• Assoalho de fibra natural: materiais naturais, como bambu, lã, carpetes de fibra de algodão e cortiça podem ser usados para pavimentar o chão.

 

• Bambu: o material pode ser usado para vários fins, como a construção de armações, suportes, paredes e pisos. Além de sua durabilidade, o cultivo é simples e se adapta a praticamente todas as condições climáticas, sem contar sua bela aparência.

 

• Bioplásticos: um dos principais materiais usados para seu desenvolvimento é um adesivo à base de soja. Eles se quebram muito mais rápido que os plásticos convencionais, o que ajuda em sua decomposição. Ainda não são tão usados para fins de construção, mas não é de se duvidar que comecem a ser utilizados para tal em um futuro não tão distante.

 

• Cortiça: de boa capacidade de isolamento, painéis e chapas de cortiça podem ser encontrados no mercado. Como isolam bem a temperatura, ajudam a economizar energia elétrica.

 

• Fardo de palha: bastante indicado para armações, graças às suas propriedades isolantes, tanto de temperatura quanto de som. Surpreendentemente, também apresenta alguma resistência contra fogo.

 

• Fibra de açaí: esta fibra pode ser utilizada para produzir painéis particulados de média densidade, os chamados ecopainéis, que desempenham uma função similar à do MDF (fibra de média densidade), porém sem precisar da árvore do eucalipto, que tem um processo longo e de alto custo. A fibra de açaí também pode ser usada para arquitetura e isolamento acústico.

 

• Fibra natural: algodão e lã são alguns dos materiais que podem ser usados para isolamento, os quais podem ser reciclados, convertidos em um tecido e, posteriormente, instalados em molduras de madeira.

 

• Linóleo: composto inteiramente por materiais naturais, como pó de cortiça, farinha de madeira, resina natural e óleo de linhaça. Além de seu uso para revestimento, que fica muito bonito, também pode ser utilizado como fonte de energia.

 

• Pedra: material usado há muito tempo, com estruturas de pedra construídas há centenas de anos ainda em pé e sem tanta abrasão e desgaste. É bastante indicada contra intempéries e pode ser usada para paredes, degraus e pavimentos externos.

 

• Sapé: este material nada mais é que palha, junco e outros materiais similares secos, que também já eram utilizados há milhares de anos para a cobertura de edifícios e, inclusive, ainda são usados em alguns locais remotos. Os preços são bons e a capacidade de isolamento é interessante.

 

Com tantos produtos orgânicos e sustentáveis à disposição, a tendência é de que a construção verde continue a se desenvolver e, assim, tenhamos um planeta mais ecológico, além de melhorar os resultados do setor de construção civil a curto, médio e longo prazo!

 

Fonte: Mérito Comercial

Comente aqui
O seu endereço de email não será exibido no comentário
Campos obrigatórios são marcados com *
Ainda Restam Caracteres.
Atendimento
(32) 3532-8664 E-mail: gsconstrutora@gsconstrutorauba.com.br


Rua 22 de Maio, 17 - Sl. 803 - Ed. Central
Centro - Ubá - MG - 36500-000
Social
Curta nossa Fanpage